terça-feira, 29 de setembro de 2015

Conceito de amor por Santo Agostinho

Quando se ama, se conhece, pois amor é conhecimento. É conhecimento de si mesmo, pois o outro é um reflexo do nosso eu e também conhecimento do outro que se traduz em abertura. Portanto, o amor é conhecimento de si mesmo e do outro e só é possível devido ao caráter da retrospectividade.

A retrospectividade é a capacidade de se lançar sempre no ponto de partida, retomando-o a cada instante e dando-lhe significado, atualizando-o na perspectiva de um olhar para o futuro, pois quem ama sente a nostalgia do passado, frui do presente e se lança para além da nostalgia, gozando do presente, vislumbrando a esperança do para sempre que supera todos os tempos. Assim, somente através da retrospectividade é possível escolher o bem, amar o outro e conseqüentemente fazer a experiência da “anima appetitus” que busca o mais profundo do ser. Logo, para irmos até ao encontro do outro é necessário conhecer. Por isso, ninguém ama aquilo que não conhece. Primeiro busca-se conhecer o desconhecido, desvendá-lo e em seguida fazer parte do seu universo. Aquilo que é desconhecido sempre provoca medo e é a partir da superação do medo, pelo conhecimento do ser desconhecido que se começa a amar. “Assim, a realização do amor é a ausência de medo”30, isto é, o amor torna-se o elã relacional, pois o outro já não se torna ameaça porque houve o fatal encontro do olhar profundo da e na alma, que permite ao homem a descoberta e realização antropológicas que implicam conhecimento de si e do outro. Ao mesmo instante que o amor é conhecimento, torna-se amor ao conhecimento, pois quando se ama quer-se conhecer cada vez mais o ser amado. É um desejo que se torna cada vez mais intransponível, que se evidencia pela busca do outro e o encontro de si mesmo presente no outro. “O amor não só não perde nada, mas é acrescido em elevadíssimo grau, pois, ao ver aquela beleza singular e verdadeira e o amará, ainda mais. E não poderá permanecer nessa felicíssima visão senão fixando os olhos com grande amor e não desviando jamais o olhar. Amor Segundo Agostinho

sábado, 26 de setembro de 2015

Vocação e Amor

Você já parou para pensar , qual é a sua vocação?
CONVIDO PARA VIR COMIGO ...
Somos vocacionado , chamado para algo, você nasceu para cumprir seu chamado divino, sua vocação exige uma resposta.
Deus usa de meios , pessoas e circunstâncias , se você foi chamado para o amor ou pelo amor, agora é sua parte em fazer COMO , você pode escrever a sua história , o amor é a forma de vocação , ninguém elege o amor , o amor que lhe chama.
Você quer saber o que é vocação?
AME !!! Isso mesmo , AME , como cristo amou a igreja , ame sua família, ame quem está ao seu lado , alguém , sua comunidade...
Santo Agostinho disse - Ame e fazes o queres... Viver é realizar sua vocação ,a realidade te impõe para amar , uma necessidade que não obriga.
A forma suprema de aceitação do destino , se você fechar seu coração para o amor e sua vocação , você acaba isolando seu ser na vida humana, cabe sua parte descobrir seu chamado , para uma relação com Deus . Você ama , você configura seus projetos para amar , o amor pelo outro transborda para FRATERNIDADE .
O grande drama não é o amor em si, mas a falta do amor.


Guilherme de Bem

domingo, 20 de setembro de 2015

Ouvindo seu coração

" Quando estou inquieto, minha mente harmoniza em uma plena vontade de escrever, sim meus pensamentos ecoam, quando entro em meu interior, os pensamentos despertam as mais belas palavras, sem mistérios ,apenas compreendendo minha voz interior.
Aceitarei esta verdade. um coração para amar , sonhar e sentir.
Da mesma forma, o próximo momento será consequência do momento presente.
O silêncio interno traz as soluções certas porque a mente está calma,
descobrimos que somos capazes de encontrar a solução. 
Um milagre acontece quando você aceita a verdade. A própria aceitação o transforma.
Guilherme de Bem

sábado, 19 de setembro de 2015

Quando você...

Quando você começa a cultiva coisas boas , seu mundo vai mudando de forma incrível, cada dia transborde seu coração de palavras e gestos de bondade , olhares amáveis. Se for preciso mude seus hábitos , leia novos livros , escute novas músicas , novos amigos, deixe oque lhe faz bem refletir na sua alma, tudo que é plantado e cuidado tente a florescer.
Guilherme de Bem






segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Seus Talentos

"Hoje nós os encorajamos a celebrar seus talentos como um meio maravilhoso de entrar em amor-próprio maior.
Pensem sobre todos os modos em que vocês cresceram durante os últimos seis meses, o ano passado, os últimos cinco anos.
Celebrem sua resiliência maravilhosa, seus esforços consistentes e sua coragem!
Reconheçam todos os modos como vocês amaram, e cuidaram, e fizeram uma diferença.
São tantas as coisas que vocês têm feito para se expressarem como os seres encantadores que vocês verdadeiramente são!

Nós lhes pedimos que tornem isso parte da sua prática diária.
No final de cada dia, tirem um momento para pensar no bem que vocês fizeram.
Talvez tenha sido um telefonema carinhoso para um amigo que está passando por um período difícil.
Pode ter sido um sorriso que vocês deram para alguém, ou uma doação.
Pode ter ser uma oração que vocês fizeram, ou um momento de agradecimento que enviaram ao universo.
Até se a única coisa que fizeram foi levantar e enfrentar o dia, também é algo para celebrar!

Adotando essa prática, vocês estão conscientemente começando a amar e aceitar as muitas e muitas coisas sobre vocês que são gloriosas e divinas.
É reconhecer e honrar todos os modos como vocês são encantadores e adoráveis, que é um lindo ato de amor-próprio e apreciação que somente pode apoiá-los para expressões cada vez maiores do eu." Arcanjo Gabriel 

Por Shelley Young - Blog Luz de Gaia 

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Alegria de viver: 18 dicas para viver de bem com a vida

  • Qual é a receita para a felicidade? Esse é o sonho de muitos, mas acredito que a felicidade depende unicamente de como lidamos com tudo que acontece em nossas vidas, sejam os momentos em que estamos bem ou quando passamos por dificuldades. E para estarmos bem em todos os momentos preparamos algumas dicas.
  • 1 - Oração

    Comece o dia com uma oração, uma reflexão de como está sua vida, converse com o Ser Divino em que acredita e peça ajuda para seu dia ser mais feliz.
  • 2 - Alegria

    Decida ser uma pessoa mais alegre, procure sorrir mais e ver mais graça nos acontecimentos do dia a dia.
  • 3 - Otimismo

    Seja otimista em todas as questões da vida, pense sempre nas coisas boas que podem lhe acontecer e no melhor das pessoas. Esse sentimento e atitude lhe trarão mais confiança e leveza no viver.
  • 4 - Religião

    Encontre uma religião que mais se adéque ao seu modo de ver a vida, seja ativa nessa escolha, exerça mais sua fé, ela é a força motriz para vencermos os obstáculos da vida.
  • 5 - Família

    Cultive os laços familiares, busque estreitar a cada dia esses laços de amor, cultive a amizade, seja adepto à boa relação com as pessoas e a sociedade, principalmente, com os familiares. É muito triste ter uma vida cheia de intrigas, brigas, rancor, inveja e reclamações.
  • 6 - Amor

    Demonstre amor por seus familiares com atos e palavras, assim, estará disposto a amar mais e, consequentemente, ser mais amado.
  • 7 - Livre-se das dívidas

    Livre-se das dívidas o quanto antes, negocie, parcele, busque um controle do orçamento familiar, seja confiante e encare as dívidas de frente, ninguém consegue viver com esse peso.
  • 8 - Poupança

    Faça uma reserva, não importa quanto você economiza, o importante é economizar, sim, gastar menos do que se ganha, assim estaremos preparados para as emergências. Com uma reserva é possível planejar uma viagem ou adquirir um bem, uma reserva nos traz tranquilidade e permite que realizemos sonhos com segurança.
  • 9 - Metas curtas

    O sentimento de realização, da conquista pessoal é um sentimento formidável e acalentador, no entanto, algumas conquistas demoram para acontecer. O segredo é fazer metas curtas, metas diárias, semanais e mensais, é mais fácil de conseguir o êxito com metas curtas. Elas podem ser o passo a passo de metas maiores, isso também nos trará satisfação, realização e conquista.
  • 10 - Estudos

    O Estudo, sim, é o conhecimento que nos dá a chance de crescimento pessoal e profissional. O estudo lhe trará mais felicidade, é simples, porque você estará mais bem preparado para o mercado de trabalho, o trabalho lhe trará uma melhor situação financeira, menos dívidas, mais reserva, além de mais conhecimento. Nunca é tarde para ter mais conhecimento.
  • 11 - Trabalho

    O trabalho nos edifica, dignifica-nos, com ele sustentamos nossa família e realizamos sonhos.
  • 12 - Serviços voluntários

    Seja voluntário, é uma sensação maravilhosa fazer algo por alguém, existem diversas formas de servir, procure a prefeitura de sua cidade ou alguma igreja.
  • 13 - Viagem

    Planeje com sua família uma viagem curta ou longa, o importante é estarem juntos e sair para se divertirem e cultuar a amizade e o amor.
  • 14 - Namore

    Se solteiro, procure alguém que se encaixe com você, se casado, procure namorar mais, estar mais tempo juntos, façam atividades que faziam nos tempos de namoro.
  • 15 - Tenha um animal de estimação

    Animal de estimação é tudo de bom, escolha o que melhor se adapta a sua família, levando em consideração o espaço e as crianças. Pondere bem sobre a possibilidade de ter um animal de estimação. Verifique os antecedentes do animal, se as crianças podem ter algum tipo de reação alérgica.
  • 16 - Faça exercícios físicos

    Especialistas dizem que praticar exercícios físicos aumenta a sensação de felicidade. Escolha um exercício que melhor se adapte a seu gosto, seu corpo e seu tempo, mas lembre-se de procurar a orientação de um médico.
  • 17 - Gratidão

    Seja mais grato por todas as coisas que tens e por todas as pessoas, seja grato pela sua saúde, pare por algum instante, reflita e enumere suas bênçãos, como dizJohnson Oatman Jr“Conta as bênçãos, conta quantas são, recebidas da Divina Mão, uma a uma, dize-as de uma vez, e verás surpreso quanto Deus já fez.”
  • 18 - Preste atenção

    Observe melhor seus atos e pondere em suas palavras, observe a vida por um ângulo mais compreensivo e menos crítico.
    Decida ser feliz, busque a felicidade em todas as coisas. Se algo te chateia ou te impede de buscar a felicidade, procure com calma e cautela, busque uma solução para ele, mas sempre se lembre que dentro de você há a centelha divina, você é capaz! Escolha ser feliz.
  • ( VIA FAMILIA.COM)

7 dias para tornar seu relacionamento perfeito

  • Um relacionamento feliz e que satisfaça as necessidades de ambos os parceiros é um relacionamento que podemos chamar de perfeito. Quem não quer um assim? Todos querem um relacionamento perfeito, ou pelo menos bem próximo a isso.
    Existem atitudes que podem melhorar (e até salvar) um relacionamento se houver disposição de ambos. Experimente na próxima semana tornar o seu casamento muito melhor através destes 7 passos diários.
  • Dia 1 (Segunda-feira) - Sinceridade

    Exercite sua sinceridade, não importa qual seja a questão. Nenhuma relação pode ser perfeita se não houver confiança mútua. Isso pode trazer alguma briga, não sinta medo, é um ajuste necessário. Somente será um problema se a relação já tiver sido abandonada emocionalmente por um dos parceiros. Se houver interesse dos envolvidos em dar certo, dará!
  • Dia 2 (Terça-feira) - Proximidade

    Proximidade no casamento envolve conhecer o outro. A aproximação deve ir além do quarto. Use esse dia para conhecer melhor seu cônjuge. Conversem sobre os planos, sonhos e projetos de vida de cada um. Demonstrar apoio a esses planos e projetos é fundamental.
  • Dia 3 (Quarta-feira) – Apreciação

    Expresse sua gratidão por seu cônjuge, por tudo que ele faz ou diz. Exercite o perdão por coisas passadas e erros cometidos. Esqueça-os. Valorize os momentos juntos. Incentive-o em seus objetivos e fale de seu amor por ele. Toque carinhosamente nas mãos ou pescoço de seu ser amado. Beije-o com afeto.
  • Dia 4 (Quinta-feira) – Generosidade

    Faça algo que você sabe que seu par gosta. Traga uma flor ou um pequeno presente. Faça algo que ele gosta ou que precisa ser feito, tal como preparar o prato favorito dele ou passar suas camisas. O importante é demonstrar que pensou no seu cônjuge e teve a intenção deliberada de agradá-lo.
  • Dia 5 (Sexta-feira) - Parceria

    Pense em todas as maneiras possíveis em que você poderia tornar a sua relação melhor. Pense no que falta e no que poderia ser melhorado. Escreva uma lista e faça metas de trabalhar em cada um dos itens. Pense de maneira individual e como par. Tracem metas como parceiros e vejam o que podem fazer juntos para melhorar a relação. Podem ser coisas como: sempre agradecer pelo que o outro faz, oferecer-se para ajudar, estar pronto para ouvir, ter tempos juntos, etc. Estejam prontos a se comprometerem pelo bem do relacionamento.
  • Dia 6 (Sábado) – Maturidade e compromisso

    Se entregue ao relacionamento. Assuma sua postura como marido/esposa. Assuma suas responsabilidades e não culpe seu parceiro. Observe suas próprias ações, converse com seu cônjuge sobre o que você faz que ele não gosta. Vivam a vida de casados como devem viver: com maturidade, responsabilidade e compromisso múto.
  • Dia 7 (Domingo) – União

    Tirem o dia para ficarem juntos. Façam coisas juntos como: Frequentar sua Igreja, visitar parentes e amigos, jogos de tabuleiro, assistir a um DVD que ambos apreciam, preparar um prato, cultivar seus hobbies, tirar uma soneca... Enfim, tirem um tempo para descansar das atividades rotineiras, ficarem juntos, se renovarem e se aproximarem ainda mais.
    Como podemos ver não existem fórmulas mágicas, mas sim trabalho, empenho, desejo sincero e muito amor. Seguindo esses passos você verá mudanças incríveis no seu relacionamento. Você até pensará que se casou com alguém perfeito.
( Via familia.com ) ADAPTADO PARA O BLOG DE BEM COMA VIDA 

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

PAUSA - BLOG GUILHERME DE BEM

“Pausar por 90 segundos significa que eu desenvolvo a habilidade de levar meus pensamentos para dentro e conectar com a paz que existe lá no fundo de mim. Isso pode ser descrito como “centrar o eu” – voltar para o centro do meu ser, perceber quem realmente sou e me reconhecer como um ser eterno e de luz. Essa conexão imediatamente se reflete no meu padrão de pensar e no meu comportamento. A mente se acalma e o coração é preenchido com bons sentimentos por todos. O intelecto conecta com a Fonte e recebe extraordinária força do Supremo. ( Via Mariana Sakamoto )