segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
Comprar ou alugar?
É o bom e velho sonho da casa própria, o objetivo de muitos, mas será que hoje em dia isso ainda faz tanto sentido? 🏙🏘
.
Muito se fala sobre o lado financeiro, sobre aluguel ser um dinheiro "jogado fora" (falarei sobre isso no final), mas esquecemos de outras variáveis importantes, como por exemplo, se você tem seus vinte e poucos anos, será que você tem "bagagem" suficiente para escolher o melhor imóvel? Se você viveu vários anos em uma mesma casa com seus pais, talvez você não conheça todos os problemas que um imóvel pode apresentar desde localização, vizinhos, infriltrações, planta, entre vários outros. Morar de aluguel nesse caso acaba sendo uma experiência interessante, você vai vivenciar e conhecer diversas situações diferentes que podem ser cruciais na hora de escolher um imóvel para compra.
.
Outro ponto importante, você já tem um emprego estável? Terá condições de comprar perto do seu trabalho? Ou para conseguir um preço acessível comprará um imóvel afastado e perderá horas no trânsito e gastando muito mais com deslocamento? Não valeria mais a pena alugar algo perto do seu trabalho e do seu companheiro(a)?
.
O aluguel acaba nos proporcionando flexibilidade e liberdade, o que é sempre muito interessante. Não gosta dos vizinhos? Se mude. Construíram uma boate ao lado da sua casa? Se mude. Mudou de trabalho? Se mude. Família cresceu? Se mude. Família diminuiu? Se mude. Salário diminuiu? Se mude. Salário aumentou? Não se mude, invista mais 😎
.
E por fim, o tão difamado "aluguel no lixo". São poucos e raros os que tem condições de comprar um imóvel à vista. Ou seja, precisamos recorrer aos "facilitadores". Mas será mesmo que faz sentido adquirir uma dívida de 10, 20, 30 anos? Pagar 2, 3 vezes o valor do imóvel em juros? Com o boom imobiliário dos últimos anos é extremamente fácil encontrar diversas opções de aluguel, diferente da época dos nossos pais e avós. A oferta é gigante e o valor do aluguel chega as vezes a ser menos de 0,3% o valor do imóvel, o que acaba tornando uma opção mais vantajosa inclusive financeiramente.
.
No fim o importante é pensar bem, planejar e não se deixar levar pela pressão alheia (Via Eufrugal)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário