sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O Segredo do aprendizado do Prof. Pier

Aqui um trecho de uma de suas palestras do Prof. Pier:

Para o professor Pier, famoso educador de renome internacional, e que palestrou ontem aqui na Universidade do Oeste Paulista para mais de 2.000 pessoas, a resposta é mais simples do que se imagina.
O problema do Brasil é que nós temos milhões de alunos, mas pouquíssimos estudantes”.
Mas Diego, eu pensei que alunos e estudantes fossem a mesma coisa! Caro leitor, lamento dizer, mas você está enganado. Aliás, nas palavras do prof. Pier, essas duas palavras se opõem totalmente.
Aluno é aquela pessoa que assiste aulas, em um processo de aprendizado passivo. Escuta o que o professor tem a dizer, anota o que acha que tem que anotar, mas assim que acaba a aula, um abraço e até amanha!
Já o estudante é aquele que estuda após o período de aula, escrevendo as principais ideias que aprendeu naquele mesmo dia, ou seja, o processo de aprendizado é totalmente ativo.
Assistir aulas não é estudar. Estudar em grupo não é estudar. Ler não é estudar. Fazer grifos não é estudar. Escrever textos no computador não é estudar. Então o que seria estudar?
Para o prof. Pier, o estudo eficaz deve ser feito individualmente e de forma ESCRITA (várias vezes foi frisado que escrever é a melhor forma de estudar).
Após essa explanação, o educador ainda mostrou os baixíssimos índices que o Brasil ocupa no ranking mundial do programa internacional de avaliação PISA, o que causou o espanto (será?) de todos presentes.
Para finalizar, o palestrante ainda expos os três principais equívocos que o estudante brasileiro comete com frequência, são eles:
1 – Não sabe se comportar: a atual geração é conhecida como uma geração de “Drogados Virtuais”, onde o uso compulsivo do celular está provocando uma expressiva queda de atenção, de QI, e de inúmeras outras variáveis, o que vem causando uma série de consequências no curto e no longo prazo. O engraçado é que enquanto ele falava isso, várias pessoas estavam mexendo no celular!
2 – Não ler como forma de lazer: a média nacional de leitura de livros é irrisória, a maioria não consegue ler nem 3 livros por ano. A leitura ainda é vista por nós como uma obrigação. Só lemos o que a escola ou a faculdade nos pede, e para por aí.
3 – Estudar para a prova: o material estudado em véspera de prova fica guardado em nosso cérebro apenas até o dia da avaliação, passado esse período, tudo o que estudamos com o intuito de tirar uma boa nota é cruelmente esquecido.
E para quem frequenta aulas a noite, como estudar após a Faculdade? (Situação na qual a vasta maioria presente se encontrava)
Para o palestrante, mesmo quem trabalha no período da manhã e só tem o período noturno para frequentar as aulas, o estudo individual ainda deve ser feito quando o aluno chegar a sua casa, antes de dormir.
A dica final dada para essas pessoas foi a seguinte:
“O segredo da inteligência é saber como ficar um pouquinho mais inteligentes todos os dias. Meia hora por dia pode não ser o suficiente, mas é melhor do que nada”.

E lembre-se: Aula dada, Aula estudada, HOJE!

Via : Jovem administrador

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